Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

12 dicas rápidas para escrever um texto incrível para a web

12 dicas rápidas para escrever um texto incrível para a web
Marianna Greca
dez. 11 - 5 min de leitura
000

Você sabe o que torna um texto ideal para a internet? O material deve ser encontrável e compartilhável. Empreendedor, faça das suas ideias o conteúdo que as pessoas estão procurando!

 

Antes de mais nada, como preferência pessoal, eu gosto de escrever o texto de forma bem livre e fluída, e faço as edições por último.

São elas que vão otimizar o seu conteúdo para a web!

Sabendo disso, confira essas dicas!

1.Use palavras-chave

Pesquise no Google Trends ou mesmo no Planejador de Palavras-chave do Google as palavras que as pessoas realmente utilizam na web.

 

2. Escreva parágrafos curtos

Ao acessar uma página, as pessoas escaneiam a tela e decidem se terão tempo para ler aquele texto ou não. Parágrafos curtos tornam o design do texto mais leve e a leitura muito mais ágil. 

3. Faça cortes

Não hesite em fazer cortes. Se você já explicou algo uma vez, não é necessário fazê-lo novamente.

 

4. Ao revisar, deixe as frases mais claras

Não seja prolixo e nem use palavras de cunho acadêmico, como se estivesse escrevendo um artigo para uma revista científica. A regra é simples: quanto mais fácil de entender, melhor.

5. Abuse das analogias

Ao viajar, o que você prefere? Socar todas as suas roupas dentro da mala - e depois se virar para fechá-la -, ou organizar todas sobre a cama e ir guardando estrategicamente? Assim funciona a organização do texto. Você planeja e edita.

Utilize exemplos da vida cotidiana para explicar conceitos mais complexos. Se quiser, você pode até se valer do humor! Seu texto se torna agradável de ler e fácil de lembrar.

6. Divida o texto em blocos, dê a impressão de que é bem rápido de se ler

Aqui voltamos à questão do “escaneamento” que as pessoas fazem. Como você já tem parágrafos curtos, aproveite para dividi-los visualmente em vários blocos, criando uma aparência mais simples e organizada.

 

7. Dê destaque para frases de efeito

Charles Chaplin já dizia que a persistência é o menor caminho para o êxito. Escrever não é uma tarefa fácil - pergunte a qualquer estudante do 5o ano na Educação Básica -, mas com paciência e prática, você vai ficando cada vez mais ágil e assertivo!

8. Faça vários links externos

O Google adora links externos. Complemente o seu texto com links, vídeos, e outros materiais externos (conferindo sempre os créditos ao autor ou autora) que só enriquecem mais a leitura! Como estamos falando de escrita para a web, não deixe de conferir essas dicas sobre como escrever bem para qualquer suporte.

9. Torne seu conteúdo mais emocional

Aprendi muito sobre isso na faculdade de Publicidade, quando éramos desafiados a envolver as pessoas com produtos que aparentemente não tinham apelo emocional algum. Por exemplo, já tive que fazer um saco de cimento ter significado para uma família!

Fale sobre suas histórias pessoais, faça perguntas ao leitor, fale de experiências de vida e insights que você teve no seu dia a dia. Seu texto pode até ser técnico, mas faça dele um ambiente de conversa com quem está lendo. Muito melhor, né?

10. Seja objetivo e econômico com o espaço que o texto ocupa

Palavras curtas. Frases curtas. Parágrafos curtos.

 

11. Tenha uma linguagem positiva!

Foque nos benefício de ler o seu texto. Não diga às pessoas que elas vão ler o conteúdo todo, refletir e aprender a escrever melhor. Diga que elas vão se tornar escritores melhores para a web lendo e refletindo sobre o conteúdo do texto.

Percebeu a inversão do peso das informações?

12. Título

Essa é a última dica porque deve ser a última coisa que você deve pensar. Mas você também percebeu que várias dicas que listamos estão presentes no título? Vamos a elas:

“12 dicas rápidas” - Já estamos dizendo para o leitor que o texto será rápido, com uma quantidade leve de dicas.

“Para escrever um texto incrível para a web” - Estamos mostrando não apenas a utilidade direta da leitura, mas também o benefício (será “incrível”) que ela vai trazer.

Escrevo “Web” ou “Internet”? - Para saber qual palavra é mais buscada pelas pessoas, uma busca rápida no Google Trends já faz o truque:

 

 

Para finalizar, lembra daquelas dicas lá no início?

Todas elas fazem com que o seu texto seja:

Encontrável, agradável e compartilhável!

Por isso, depois de postar, sempre divulgue o link nas suas redes sociais. Isso vai atrair mais leituras para o seu texto e contribuir para que você se torne cada vez mais uma referência no assunto!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você