Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

3 dicas para descobrir seu propósito ANTES de empreender

3 dicas para descobrir seu propósito ANTES de empreender
Danielle Fausto
fev. 11 - 4 min de leitura
000

Vivemos a era do propósito, nunca se falou tanto nessa palavra quanto hoje em dia. Afinal, por que ele é tão importante? Confira as dicas de empreendedorismo da Dani Fausto!

 

Há quem diga que ter um propósito é clichê, eu escolho acreditar que ter um propósito é a clareza que o ser humano precisa para entender seu papel no mundo.

Mark Twain dizia, que: “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu e o dia em que você descobre o porquê”.  

Aristóteles sabiamente dizia: A felicidade é o sentido, e o propósito da vida o único objetivo e a finalidade da existência Humana.”

Hoje esses pensadores são pano de fundo para a teoria de Aaron Hurst, palestrante e escritor norte americano, que fala da Economia do Propósito. Sim, evoluímos de uma economia agrária, para uma economia têxtil, industrial, tecnológica e agora imergimos em uma economia essencialmente fundamentada no propósito.

Que de fato nós temos uma razão de existir isso é indiscutível, afinal tudo o que existe na natureza tem uma razão e uma finalidade. Quando identificamos essa razão de existir e conectamos com uma necessidade humana, criamos uma oportunidade de atender uma demanda real, que dentro da teoria da economia do Propósito é o cerne para que possamos criar negócios mais sustentáveis e de impacto positivo à humanidade.

Você, novo empreendedor, deve estar se perguntando como encontrar seu propósito para então empreender em algo que possa contribuir e gerar um impacto positivo para a humanidade.

Para te ajudar nesse processo, separei 3 insights com exercícios para que você comece a refletir e acessar essas respostas, afinal o seu propósito já está dentro de você!

1. Entenda que todos nós temos um propósito comum: SER!

Parece tão simples, porém esse é o maior desafio, já que somos tomados pelas urgências externas e à medida que o tempo passa vamos nos moldando ao que o ambiente nos pede e esquecemos da nossa verdadeira essência e autenticidade. Esse primeiro exercício é um convite para que você reflita como seria viver em plena autenticidade e quais ambientes te favorecem para que você simplesmente SEJA VOCÊ!

 

2. Entenda a utilidade do seu SER.

Sim, esse é o ponto de reconexão com seu propósito. Entender como seu ser autêntico contribui com algo. Eu geralmente sugiro que as pessoas façam uma grande lista de todas as formas que elas se sentem úteis. Esse exercício pode ser revelador!

 

3. Entenda as dores humanas

É compreender quais são as necessidades e dores humanas que te envolvem  e como você as solucionaria por meio de quem você é!

Importante deixar claro que quando falo de necessidade humana e dor não necessariamente estamos falando de coisas grandiosas como acabar com a fome, mas importante ressaltar que essa também é uma necessidade humana e muito importante que tem movido muitos empreendedores, não somente no âmbito social mas em todos os tipos de negócios. Quem sabe essa pode ser também uma necessidade humana que te envolva.

A diferença do empreendedorismo tradicional e o empreendedorismo construído por meio de um propósito é a importância da causa, o  porquê ele foi criado e a relevância do que ele soluciona.

Quando o empreendimento tem ligação com o propósito do empreendedor o negócio é mais sustentável pois está diretamente ligado com a razão de existir de quem o criou.

Esse fenômeno contribui para a abertura do fluxo da abundância e da fluidez,  principalmente na operacionalização do negócio, afinal sua razão de existir já está dentro de você e vivenciá-la apenas o colocará em funcionamento do seu próprio ciclo natural de vida.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você