Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você conhece o Festival de Sanremo?

Você conhece o Festival de Sanremo?
Flávio Cardoso
fev. 4 - 3 min de leitura
000

Já falamos por aqui que a interculturalidade é uma característica essencial no empreendedor. Leia o post do nosso coordenador de Italiano sobre um dos principais eventos de música do mundo! ;)

 

O Festival de Sanremo

 Oficialmente Festival da canção italiana; Festival della canzone italiana  é considerado um dos mais importantes eventos de música do mundo e talvez o mais importante da Europa, principalmente por sua longevidade.

É realizado sem interrupção desde 1951, antes mesmo da chegada da televisão na Itália em 1955.

Apesar da premiação propriamente dita ter começado em 1951, a história do festival se inicia cinco anos antes em 1946, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Um floricultor de Sanremo, Amilcare Rambaldi, propõe a realização de um festival anual de canções, mas devido a inúmeras dificuldades a ideia não foi aceita de imediato.

San Remo é uma pequena localidade ao norte da Itália que vivia à época graças à plantação de flores.

O festival – transmitido ao vivo pela TV estatal – acontece até o dia 10 de fevereiro no palco do Teatro Ariston, o mais famoso da cidade da Ligúria, região de lugares famosos como Cinque Terre.

Durante cinco dias – que seja para apreciar a boa música ou para criticá-la – Sanremo atrai jornalistas, fãs e fofoqueiros de profissão.  O “centro da Itália” se desloca para lá.

A cidade fica lotada  e os italianos ficam sintonizados com as novidades ou com o retorno de grandes nomes da canção nacional.

Tudo vira notícia. Desde o refrão de uma música, até a dor de garganta de um cantor, cachês milionários ou o vestido dos apresentadores do festival.

Há exatos 60 anos, em 1958, o vencedor do Festival di Sanremo foi Domenico Modugno, o jovem originário de Polignano a Mare que conquistou o mundo com os versos de Volare ou Nel blu dipinto di blu.

O Festival di Sanremo faz parte das lembranças dos italianos e muitas das músicas italianas que cantamos ficaram famosas depois de passar pelo palco do festival.

Grandes nomes da música  como Nilla Pizzi, Adriano Celentano, Giorgia, Al Bano e Romina Power, Laura Pausini , Eros Ramazzotti e Roberto Carlos ,só para citar alguns, foram vencedores do evento e outros que não ganharam a competição conquistaram um grande sucesso de público.

É o caso de Zucchero ou Vasco Rossi, que lota os estádios italianos a cada show!

Que tal ler mais sobre o assunto?

www.sanremo.rai.it


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você