Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cinema: estudar em escola ou pela internet?

Cinema: estudar em escola ou pela internet?
Fernando Severo
mai. 28 - 2 min de leitura
020

Sempre que um filme termina sobem os créditos com os nomes de todas as pessoas que participaram dele. Diferente de outras atividades criativas, como pintar um quadro, escrever um texto ou compor uma música, o cinema e outros produtos audiovisuais são resultados de um trabalho em equipe. 

Hoje em dia as redes sociais e os portais de conteúdo oferecem uma vasta gama de tutoriais que ensinam a fazer quase tudo, inclusive cinema. Mas qual a diferença em aprender cinema através de um canal do YouTube ou presencialmente numa escola? 

Para que um filme chegue às telas de cinema e TV, ele passa antes por um processo de elaboração teórica, que inclui a escrita do roteiro e o planejamento da produção. E depois das filmagens em locações ou estúdios, acontece a pós-produção, que inclui a edição de imagem e som. Em todas essas fases diversas pessoas trabalham interligadas.

Escolas de cinema, como o Curso de Cinema do Centro Europeu, oferecem a seus alunos uma experiência de aprendizado que reproduz essa maneira de se fazer filmes. Quem aprende cinema somente pela internet consegue absorver informações, talvez realizar alguma prática criativa, mas não tem condições de sozinho produzir um filme nos moldes profissionais. 

Numa escola o professor orienta todas as etapas na passagem da teoria para a prática e o aluno recebe dele um feedback do resultado de seu trabalho. Nesse ambiente criativo até mesmo um erro de realização pode ser revertido para um elemento de aprendizado. Uma escola proporciona também o chamado networking, que é o contato entre pessoas que atuam na área ou que vão ser os futuros profissionais do audiovisual.

Muito conteúdo de valor pode ser encontrado sobre cinema na internet, mas o processo de aprendizado solitário que esse meio oferece não dá conta das demandas da realização prática, foco central das escolas de cinema. O ideal é que esse conteúdo seja usado como material de apoio, associado aos ensinamentos desenvolvidos em aulas presenciais.

A maioria das escolas oferece aos interessados a possibilidade de frequentar aulas experimentais, para conhecer melhor seus métodos de ensino, equipamentos e instalações. Se você tem vontade de fazer cinema, e até hoje só teve contato com uma atividade tão fascinante pela internet, que tal aproveitar essa oportunidade?

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você