Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Clicks da Mamis

Clicks da Mamis
Aline Gal Nazato
ago. 23 - 4 min de leitura
020

Conheça o projeto autoral no Instagram “Clicks da Mamis” da nossa aluna de Fotografia Aline Gal. Confira o post para ler como ela une o Photoshop ao dia a dia de mãe.

Desde que ingressei no curso profissionalizante de Fotografia no Centro Europeu, em 2017, venho praticando as técnicas que aprendi fazendo fotos dos meus filhos.

Acontece que também sou atriz e tenho uma mente inquieta, já há muitos anos venho tentando expressar meus pensamentos de forma mais concreta. E em meio ao curso (Tcharam!) vieram as aulas de Photoshop para dar asas à minha imaginação.

Disso tudo surgiu o projeto autoral "Clicks da Mamis", que também é um mini blog no Instagram onde recrio, por meio da fotografia, minha normal e louca rotina de mãe.

E essa foto, em especial, é interessante por 2 motivos: o primeiro é que ela é uma ideia original, ela surgiu muito antes de eu desenvolver  a técnica  para fazê-la e de criar o projeto, e a segunda é que foi a foto que gerou mais reações, tanto dos meus seguidores, como dos meu colegas fotógrafos. "Como você fez essa foto? Você queimou mesmo a camiseta da criança? Como pôs a pequena lá em cima?"

O segredo é: planejamento e Photoshop. Muito Photoshop! Essa imagem é composta de nada menos que 4 camadas de colagens. Primeiro desenhei a cena toda, para isso é importante pensar na produção, objetos que aparecem na cena, cores e principalmente o posicionamento dos personagens.

O meu filho mais velho, Francisco, veio em primeiro plano, pois ele precisava vir em destaque para que a marca  do ferro de passar aparecesse bem. Eu viria em segundo plano, executando a atividade rotineira e comum de passar roupas que narra a história da foto. E em terceiro plano, nossa caçulinha Juju em cima da pilha de roupas passadas, dando mais um elemento cômico a imagem.

A ideia inicial inclusive não era essa, era que ela viesse pendurada sob a tábua de passar, travessura que ela realmente faz na vida real. Mas não funcionava como imagem, pois ela ficaria escondida e não resultaria numa composição interessante. Então, depois de pensar durante dias, veio a imagem dela sentada no alto de uma pilha de roupas passadas.

Agora só faltava começar.

Para isso, fotografei ela sozinha com a câmera na mão e com a mesma luz natural de janela que ilumina a foto de fundo, sentada sobre o puff sem a pilha de roupas, para recortar e colar na fotografia principal (background).

Nesse meio tempo surgiu um outro desafio, a pilha de roupas, aquela das roupas que eu realmente passei antes de fazer a foto, não era tão grande assim, não trazia fantasia nenhuma, eu precisava aumentá-la.

Então eu copiei a pilha e colei, uma sobre a outra, duas vezes, deixando mais alta, para então colar  a Juju. Acrescentei um pouco de sombra em "Layers + blending options" e estava quase pronta. Só faltava a última camada: a marca de ferro de passar na camiseta branca do Francisco e um outro pequeno (grande) problema: Como fazê-la? 

Por fim, algumas horas de pesquisa e uns tutoriais do Youtube depois, veio a resposta: eu tinha que trabalhar em "styles", dentro de "layers"e suavizar a marca trabalhando a transparência da camada em "opacity".

Aqui é importante dizer que, para esta quinta camada eu havia feito anteriormente uma foto da superfície do ferro de passar, recortei e colei a imagem para então trabalhar em "layers". Então, depois de algumas semanas de criação, horas de estudo e pesquisa, 3 clicks e 5 camadas depois, voilá! A foto estava pronta!

Para conhecer mais desse projeto basta seguir o meu perfil do Instagram @clicksdamamis.

Para foto principal, em que apreço, usei câmera (Nikon D610 + Nikkor 24-120mm), f/4 1/50s, ISO 1250, tripé e controle remoto (Nikon ML3).

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você