Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como montar um plano de estudos de inglês para turbinar a carreira

Como montar um plano de estudos de inglês para turbinar a carreira
Centro Europeu
nov. 20 - 3 min de leitura
000

Confira cinco passos do Centro Europeu para que você mergulhe de cabeça nessa missão

 

Para se familiarizar com as estruturas do idioma copie textos e os leia em voz alta várias vezes

O poder do hábito mora na repetição. Quando o assunto é o aprendizado de um idioma, essa máxima parece fazer ainda mais sentido. Precisa afiar o inglês para conquistar uma posição de destaque no mercado ou uma bolsa de estudos em uma universidade de fora? Aposte na rotina. Mas lembre-se: priorizar o estudo diário não significa sobrecarga. Por isso, elabore um plano que afaste o estresse ou a desmotivação.

Abaixo, algumas dicas do Centro Europeu para te direcionar ao longo dessa jornada.

1. Seja dono do seu tempo
Antes de lançar mão de empenho e dedicação para alcançar a fluência, tome consciência do tempo e dos recursos disponíveis para isso. Identifique os horários que poderão ser utilizados para o estudo da língua e, só então, desenhe um plano.

2. Estabeleça metas a longo prazo
Com o objetivo em mente, aprender inglês abre espaço para uma ânsia de progresso imediato. Porém, saber controlar esse desejo veemente pode determinar a assimilação mais sólida do que é aprendido. Por isso, não tema as metas de longo prazo, sejam elas mensais, trimestrais e até mesmo semestrais e anuais.

3. Dilua o aprendizado em doses
Particione as horas de estudo ao longo da semana. Nada de tentar recuperar o tempo perdido em um único dia, tarefa que, além de exaustiva, não traz resultados eficientes. Uma dica é separar 15 minutos para a imersão diária – inclusive aos fins de semana.

4. Valorize as atividades input
Na hora de definir as habilidades que terão mais atenção, priorize o Reading e o Listening. É claro que essa decisão depende dos objetivos do aprendizado, mas, de maneira geral, dedicar 70% do tempo para atividades desse teor traz familiaridade com a língua, como uma internalização natural. Ouvir músicas, ler notícias e assistir filmes e séries – até mesmo sem legenda – são alternativas práticas e acessíveis.

5. Aprimore a escrita e a oralidade
Uma vez por semana, copie, à mão, textos em inglês. Depois, leia o trecho em voz alta várias vezes e, em cada uma delas, aprimore algo. A lógica aqui se assemelha a da academia: o cérebro precisa se exercitar continuamente, com repetições periódicas, para que as reproduções sejam lapidadas.

Dica bônus: Já ouviu o termo repetição espaçada? É uma técnica de memorização de frases e palavras, que pressupõe revisitar, regularmente, uma informação para gravá-la na memória. Revise no momento em que estiver prestes a esquecer o que foi aprendido.

Quer um suporte para elaborar sua rotina de estudos? Procure pelos professores do Centro Europeu! Além da orientação pedagógica antes do início do curso, eles realizam monitoriais semanais para tirar dúvidas e discutir os objetivos dos alunos com o aprendizado.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você