Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vai trabalhar na Itália? Confira essa dica do professor de italiano do Centro Europeu!

Vai trabalhar na Itália? Confira essa dica do professor de italiano do Centro Europeu!
Flávio Cardoso
jul. 20 - 2 min de leitura
000

O Flávio Cardoso é o coordenador do curso de Italiano do Centro Europeu e trouxe um conteúdo delicioso para quem quer imergir nessa cultura. Confira! ;)

Como fazer limoncello ?

Sim! É possível fazer o licor de limão-siciliano, tradicional do Sul da Itália, na sua cozinha.

Um bom jantar no sul da Itália termina em licor caseiro de limão. Cada família tem sua receita, ou melhor, seus truques para preparar o limoncello,  a base é sempre a mesma: cascas de limão siciliano, álcool de cereais, água e açúcar.

Sorrentinos, amalfitanos e capreses disputam a origem da bebida, mas o fato é que em todo o sul do País se usam limões, laranjas e mexericas para fazer licores perfumadíssimos.

Antes de engarrafar é preciso esterilizar a garrafa. Como não tem conservantes, o licor deve ser mantido no freezer e bebido em três ou quatro meses. Se os copinhos estiverem gelados , fica ainda melhor.

Vamos ao preparo que é bem simples:

  1. Depois de lavar e secar bem, descasque os limões com muito cuidado para não vir junto a parte branca, que amarga a bebida. Use faca, fatiador de legumes ou descascador de laranja manual. 
  2. Ponha as cascas de limão numa vasilha de inox ou de vidro, despeje o álcool de cereais, os grãos de café e as folhas de limão. Cubra com filme plástico e mantenha na geladeira por um período de 4 a 40 dias, mexendo ao menos uma vez por dia.
  3. Peneire a infusão, para retirar as cascas, os grãos e as folhas. 
  4. Faça o xarope: leve a água e o açúcar ao fogo, sem ferver, até o açúcar dissolver por completo. 
  5. Misture ao líquido peneirado o xarope de água e açúcar já resfriado. 
  6. Com um funil, despeje o licor numa garrafa esterilizada. Espere uma semana para beber e  não esqueça de convidar os amigos e nos contar como ficou.

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você