Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como se preparar para provas de proficiência de idiomas?

Como se preparar para provas de proficiência de idiomas?
Français Centro Europeu
jun. 8 - 2 min de leitura
000

Diferentes pessoas, com diferentes objetivos. As vezes não é tão simples traçarmos o perfil de alunos de idiomas. Muitos decidem estudar um novo idioma para enriquecimento profissional ou pessoal, outros por gostarem de uma determinada língua, alguns querem viajar , mas existem aqueles que "precisam" do idioma e que devem então realizar os famosos "exames de proficiência". No idioma francês os exames mais exigidos no exterior são o DELF B2 (Diplôme Approfondi de Langue Française) e o TCF (Test de Connaissance du Français). Estes são divididos em níveis, desde o A1 até o C2.

Como se preparar então?

 Dica Nº 1: Seja honesto com você mesmo. Qual meu nível de conhecimento? Quais competências já adquiri? Quais competências devo desenvolver melhor ou mesmo adquirir?

Estes exames normalmente têm um custo elevado, então o melhor é realizá-los quando estivermos realmente preparados.

Dica Nº 2: Que nível preciso ter para ingressar na instituição que escolhi no exterior? B1? B2? Então é este exame que devo fazer. 

Dica Nº 3: Conhecer o formato da prova. É uma prova escrita? Oral? Têm questões de compreensão oral? Têm questões de gramática? Tem interpretação de texto?

Hoje existem muitos sites que disponibilizam exemplos e modelos de provas. É importante praticar, se familiarizar e muito importante também é realizar as provas no tempo determinado. Se o exame exige que você escreva uma redação em uma hora, treine. Se você precisa discorrer sobre um assunto em 15 minutos, treine, treine, treine.

Dica Nº 4: Leia no idioma, escute rádio, veja televisão, assista documentários no Youtube, hoje os recursos estão em nossas mãos, ferramentas não faltam.

Dica Nº 5: Mantenha a calma e a concentração sempre. Foco é tudo.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você