Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A História em sua vida

Stephanie Jimenes Tassoulas
jul. 6 - 2 min de leitura
000

Você já reparou em como a História faz parte da sua vida? Ela está em tudo o que você faz, em quem você é, no seu trabalho, na sua educação e atualmente até mesmo em suas redes sociais.

Pode parecer um papo romântico, mas como boa historiadora que sou, não consigo desassociar a História da vida prática. Aliás, as pesquisas e curiosidades que movem até mesmo o mundo acadêmico, surgem das nossas inquietações em relação ao cotidiano. É inevitável, ela é intrínseca ao viver do indivíduo. 

Este momento que estamos vivendo me fez refletir em como as pessoas tem vivenciado a História dentro de suas casas e logo no início da quarentena, eu e mais três amigos historiadores decidimos lançar um projeto que já estava em nossos corações: o Ìotopía. O grande objetivo desse "blog", que tem o Instagram como principal meio de divulgação, é demonstrar para as pessoas que a História faz parte de suas vidas e que todos são protagonistas da História. Como fazemos isso? Com posts sobre curiosidades, conceitos históricos, dicas de museus e até mesmo artigos de opinião que aproximam aquele conhecimento histórico lá da sua época da escola ao seu dia a dia. A ideia é criar conhecimento histórico com diferentes públicos utilizando a internet, demonstrando que ele não pode ficar preso às grandes universidades. 

E que momento para lançar esse projeto, não é mesmo?! Um momento em que tanto se fala sobre vivenciarmos um grande fato histórico e que comparações com pandemias do passado são feitas, a História se mostra mais uma vez presente nas diferentes mídias, nos relembrando que ela está presente nos mais diferentes contextos.

O Curso de Inovação nos ajudou a colocar em prática essa vontade que já existia e compreender que a História encontra diferentes caminhos. Decidimos inovar propiciando para as pessoas uma construção de conhecimento histórico nas redes sociais, demonstrando um dos primeiros ideais aprendidos durante o curso: o de conhecimento democrático e acessível.

Muito obrigada FURF e Centro Europeu pelo excelente curso! 

E conheçam o Ìotopía: https://www.instagram.com/iotopia_/

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você