Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inovação do simples ao complexo

Caio Iglesias
jul. 22 - 3 min de leitura
000

O curso de inovação da FURF com o Centro Europeu surgiu para mim em um momento muito cabível. Estamos vivendo uma pandemia, e além de isso ser desafiador por si só, buscamos motivação em meio a uma sensação de marasmo para perseguir nosso propósito. Minha vida profissional tem passado por muitas mudanças, e nesse momento assumo um desafio novo, em inovação, que pode ser mais do mesmo ou pode trazer novas perspectivas.

O conteúdo do curso abordou muito bem exercícios práticos para o dia-a-dia, para construir uma visão mais ampla dos elementos que compõem a inovação. É importante ter métodos, é importante questionar, e se apegar a situações reais e possíveis. Assistir às aulas me fez refletir e me desafiar em relação à atitude de inovação que podemos ter em nossas relações, mesmo que as além do ambiente profissional. Comecei um exercício de aplicar alguns métodos das pequenas ações até as mais complexas. Seja pensar na economia de energia da casa otimizando a utilização de luzes e chuveiros (ainda mais nesse momento que ocupamos a casa por grande parte do tempo), até como entregar valor real em um momento de crise para um cliente, indo além das substanciais análises e buscando uma empatia verdadeira, que propõe uma nova visão frente a uma situação que beira o desconhecido.

É desafiador, sempre vai ser. O curso não tem como propor um caminho fechado, a inovação quando bem feita se direciona para caminhos viáveis, e por isso o convite é feito a explorar o desconhecido, e lidar de forma natural com a falta de informação, buscando produzir conhecimento e valor, contando com especialistas e parceiros que podem ser essenciais na construção de um produto. Mais uma vez observo um paralelo gritante com o momento atual, considerando a recessão econômica e a desconfiança em relação aos próximos momentos. E relacionamentos duradouros e que melhoram a entrega de valor ao longo do tempo têm se mostrado cada vez mais essenciais, pois abrem possibilidades de atuação, de novas frentes, funcionalidades, canais.

Foi uma boa jornada de conhecimento, relembrando alguns conceitos já conhecidos e aprendendo diversas novas metodologias para quebrar o processo de inovação em ações que geram o pensamento inovador. Coisas possíveis de se fazer diariamente.

Agradeço aos responsáveis pelo curso pela oportunidade de aprender com o conteúdo e poder compartilhar minhas impressões com todos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você