Mundo Centro Europeu
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você é mesmo um profissional multitarefas?

Você é mesmo um profissional multitarefas?
NADJA KOTCHERGENKO
mai. 23 - 3 min de leitura
030

Já parou para pensar na quantidade de informação que te bombardeia diariamente?

Pois eu te digo: nós recebemos em média 11 bilhões de bits de informação por segundo. Isso é bastante coisa!

De acordo com Daniel J. Levitin, professor de psicologia e neurociência comportamental na universidade McGill, de todo esse volume de informação nós processamos conscientemente apenas 120 bits por segundo.

A isso junta-se o fato que em torno de 1⁄4 do nosso cérebro está envolvido com o processamento visual e quase 70% dos nossos receptores de sentido estão presentes nos olhos.

Para que nós percebamos o mundo, é necessário que informações sejam captadas pelos órgãos dos sentidos.

Então, experienciamos uma resposta a tais estímulos, chamada de sensação, que por sua vez é processada pelo cérebro, gerando nossa percepção.

O estudo da atenção procura entender como o cérebro seleciona os estímulos que serão enviados para processamento e os que serão descartáveis.

Portanto, existe uma seleção de quais estímulos realmente prestamos atenção e o resto é processado subconscientemente.

Quanto mais atenção o cérebro dá para um objeto, com mais facilidade e sucesso a informação será captada e retida na memória.

‘E o que todo esse papo científico tem haver comigo?’’.

Tudo.

Dentre as várias coisas que poderiam ser faladas sobre atenção consciente uma das principais é o impacto que isso tem nas nossas relações e no nosso dia a dia.

Todos nós conhecemos alguém ou até mesmo somos o tipo de pessoa que se sente sobrecarregada, vivendo ondas de stress e com a permanente sensação de que as coisas estão acontecendo rápido demais.

Fatos, boatos, propagandas, baboseiras, cada atualização do Facebook, cada mensagem de WhatsApp, decidir o que comer no almoço, onde investir, como resolver uma briga familiar, descobrir onde deixou as chaves, tudo isso é informação.

Hoje lidamos com tantos aparatos eletrônicos e assumimos tantos papéis na sociedade que decidir em que prestar atenção realmente pode ser exaustivo. E é quando tentamos executar muitas coisas ao mesmo tempo que acabamos não lembrando de detalhes, podendo ter pequenos lapsos de memória e não compreendendo o que o outro quer nos comunicar.

Dos 120 bits de informação que podemos processar conscientemente por segundo, 60 bits são utilizados para entendermos o que alguém está falando conosco em uma conversa.

Se falarmos com duas pessoas ao mesmo tempo, incompreensões já podem surgir, imagine se ao mesmo tempo tentarmos postar uma foto no Instagram e estivermos preocupados se deixamos a janela aberta!

Na realidade, não somos tão multitarefas quanto a maioria de nós pensa é.

Quando observamos que a atenção consciente tem impacto direto na nossa tomada de decisão, também conseguimos ver que quanto mais focarmos no que estamos fazendo, quanto mais estivermos presentes no momento atual, melhores serão nossas decisões e melhores serão nossas relações.

Prestar atenção no que o outro fala e no que se está fazendo, acaba sendo também uma questão de respeito, não é verdade?

Foco! Vamos celebrar o presente.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você